É comum dizer que artista se nasce: - É difícil aprender a arte se não tiver dom! Todavia, não nascemos já sabendo ler ou escrever: há escolas, professores, métodos. Aprender a desenhar não é muito difícil. O problema é aprender a ver, ou seja, passar a ver de outra maneira, ver com a mente.

Muitos artistas contemporâneos bem sucedidos creem que a capacidade de desenhar com realismo não é importante. Portanto, venho dizer que não tenham medo de aprender a desenhar realisticamente.  As fontes da criatividade não se bloqueiam pelo fato da pessoa adquirir aptidão pelo desenho, afinal, o desenho é à base de todas as artes. Picasso, que era um excelente desenhista, é um grande exemplo deste fato, e a história da arte está repleta de outros.

Aqui está, portanto, um método eficaz, não para tornar-se artista, mas pra entrar vagarosamente e oportunamente, no campo do desenho artístico acadêmico e realista. Aos poucos, durante o curso, treinarei sua percepção para que você consiga não só ver, mas enxergar o mundo de outra maneira, ou melhor, dizendo, da forma em que o artista vê. Você aprenderá os primeiros elementos, os fundamentos, as técnicas de luz e sombra, e depois, exercício, exercício, exercício... Como já afirmava, acertadamente, o grande desenhista e pintor francês Jean Auguste INGRES: "Nem tudo em arte é cérebro. Esquecemos, amiúde, que a ação e educação manual é um fator básico, sem o qual não pode existir a obra artística".

Antes de saber há que saber . Com que vamos desenhar, com que materiais, com que utensílios, com que meios e técnicas.  Você já ouviu falar de esfuminho? Conhece a borracha maleável? Ou já desenhou com haste flexível? Algodão? Sim algodão! Todos esses materiais dentre outros fazem parte da técnica que utilizo a lápis de grafite. Privo muito também a qualidade dos materiais, sendo grande maioria deles marcas importadas.

Mas para tanto, não há mágica. Sem o esforço e predestinação do aluno, não há resultados. Costumo dizer que passo ao aluno a chave da porta do conhecimento, mas é ele quem vai abrir a porta do sucesso. Não tenho nenhuma fórmula do aprendizado, senão, o próprio esforço e dedicação da pessoa em querer aprender. É 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Sendo assim de treino em treino, você será guiado ao traço seguro, espontâneo, artístico: De pouco em pouco, sem o perceber, o pequeno esboço transformará em verdadeira obra de arte, e o estudioso de hoje tornar-se-á o profissional de amanhã.

Um grande abraço.