Desde as épocas mais distantes da história da arte, o retrato foi um dos temas mais admirados entre as pessoas.  O desenho se presta a orientar para que esse trabalho seja bem sucedido, pelo menos no que diz respeito a uma obra fiel ao seu modelo.

Mas porque este é um tema de tanto interesse e que manifesta tanta vontade de execução pelos artistas? Podemos começar pensando pelo seguinte raciocínio: no mundo há milhares de pessoas, entretanto nenhuma delas tem fisionomia idêntica. Já pensou nisso? Você é uma pessoa única em todo o planeta e desenhar retratos, pensando nisso, torna-se uma tarefa bastante intrigante. Ou por outro lado a pessoa que mais amamos ou que gostamos é também única em matéria de forma.

As possibilidades do tema retrato, portanto, são imensas. Há pessoas que dizem: mas você só desenha retratos? Bom, diante de tantas possibilidades, poderemos ficar toda a vida desenhando sucessivas pessoas sem que possamos nos debater com alguma igual a outra. Mas respondendo a pergunta, não. Porque quem consegue desenhar uma pessoa de forma em que não reste dúvidas de que seja realmente ela, e não fique apenas parecida com ela, poderemos dizer que qualquer outro tema torna-se fácil diante de tanta responsabilidade. O retrato explora todas as possibilidades técnicas que o desenho tem a oferecer e cobra um intenso estudo de percepção de formas e cores. Não é como, por exemplo, desenhar ou pintar um cavalo (sem querer desmerecer pinturas de cavalo, que são magníficas) mas se você se equivocar com alguns detalhes na cara do cavalo, ele continuará sendo um cavalo qualquer.

Mas não se assuste pensando que é uma tarefa difícil ou impossível de ser executada. Existem técnicas que auxiliam no processo, assim como uma boa gama de treino dá-se jeito em tudo. Existem rios de margens curtas e largas. O retrato se comparado ao rio, é a margem larga. Para tanto, existem maneiras de se construir pontes magníficas para que se possa sempre passar de um lado ao outro sem dificuldade.

Se você gosta de retratismo, vá em frente, estude desenho e realize essa paixão que impulsionou tantos na história da arte a darem sua colaboração artística para o mundo.